terça-feira, 8 de abril de 2014

Piraeus Grécia


Pireu é um município vizinho a Atenas e situado em sua zona urbana, no qual se localiza o porto daquela cidade, o principal da Grécia. O Pireu é capital da subprefeitura de mesmo nome, na Ática (é uma região histórica que engloba a cidade de Atenas, capital da Grécia), faz parte da região metropolitana de Atenas e situa-se na baía de Falero. Pasalimani, uma ampla baia com um canal estreito que sai no mar, o antigo porto Zea constituía a principal base naval de Atenas no século V a.C..

O local já era usado como ancoradouro no século VII a.C.. O Pireu tornou-se o porto de Atenas, substituindo Falero, desde as guerras médicas.  

*As guerras médicas foram confrontos entre gregos e persas durante o século V a.C. que foram provocados pela disputa sobre a região da Jônia na Ásia Menor. As colônias gregas tentaram se livrar do domínio persa e garantir a hegemonia sobre um importante ponto estratégico de comércio.

Muralhas longas de Atenas, conectando a cidade ao Pireu
Temístocles, o grande estrategista, inclui Pireus entre as “Grandes Muralhas”, assim sendo a defesa natural da cidade sagrada de Atenas dos ataques Bárbaros, tornando-se maior porto da Grécia, iniciando nesta época a maciça povoação do local. 

As muralhas longas de Atenas conectavam a cidade ao Pireu, por uma distância de quarenta estádios; a capacidade do porto era de quatrocentos navios.
Quando Atenas foi derrotada na Guerra do Peloponeso, as muralhas foram destruídas; elas foram reconstruídas mais tarde, e destruídas finalmente quando Lúcio Cornélio Sula tomou a cidade.

Pausânias (geógrafo) (c. 115 - 180 d.C.) descreveu o porto, dando vários detalhes:
  • O porto tinha o túmulo de Temístocles .
  • Havia um recinto com estátuas de bronze de Zeus e Atenas, e um retrato de Leóstenes e seus filhos.
  • Uma estátua de Zeus por Leocares.
  • Perto do mar, um santuário de Afrodite, construído por Conon depois de sua vitória naval contra os espartanos. 
Pireu perdeu sua importância na época bizantina e turca até ao século XIX. Atualmente continua a ser o principal porto que faz a ligação da parte continental da Grécia às suas ilhas.




A população do demos é de 175.697 (dados de 2001). A nomarchia, que inclui as terras que circundam a cidade e algumas ilhas do Golfo Sarónico, tem uma população de 541.504 (2001). Constitui-se de um relevo rochoso, com três portos naturais, o maior na parte oeste, que serve como importante centro de logística para a parte leste do Mar Mediterrâneo, e dois menores, Zea e Microlimano, usados para fins navais. Do porto saem vários barcos para a maioria das ilhas gregas , a ilha de Creta, as ilhas Cíclades, a península do Dodecaneso, e grande parte do Mar Egeu. A parte oeste do porto é usada para descargas e ocupa grande área. A maioria desta parte fica nos subúrbios de Drapetsona e Keratsini. É acessível pelo metro de Atenas.

Atrações Turísticas

1. Portos de Pireus: são três os portos naturais
* Porto Central (o terceiro mais importante do Mediterrâneo) seu antigo nome era Kantharos e hoje é o centro da vida da cidade. Este é o lugar onde você vai apanhar um ferry boat para todas as ilhas do Egeu (com exceção dos que pertencem às Sporades ) e Creta.
* Zea (ou Pasalimani) marina de Zea é o lugar onde alguns dos iates mais impressionantes e cruzeiros na Grécia estão atracados . O litoral é cheio de restaurantes, tabernas , bares e lojas que satisfazem as necessidades dos velejadores .
* Microlimano (ou Muniquia): esta porto é hoje um popular "hang-out" para os turistas , é um porto encantador pouco cheio de barcos de pesca, pequenas embarcações e alguns muito bonitos iates. Se você gosta de peixes e frutos do mar , experimente uma das suas tavernas famosos.

2. Kastella - Construída sobre uma colina que é também conhecido como Munychia. Kastella é o bairro mais elegante de Pireu . Se você caminhar em direção ao topo da colina você vai encontrar-se em ruas estreitas cercadas por casas pitorescas . A vista para os portos a partir daqui é única.

File:Piraeus Kastella1.JPG

3. O Teatro Municipal ( Dimotiko Theatro ) - Ele domina uma das praças centrais da cidade . Foi construído na década de 1880 . A Praça Korai em frente a ela, é um dos locais mais frequentados pelos moradores de Pireus e é o seu ponto de encontro favorito.



atenas-a-noite4. O Monastiraki de Pireus - Um mercado de pulgas como o ateniense de Monastiraki . Pode-se encontrar barganhas aqui. Ela ocorre todo domingo perto de Ippodamias Square.

5. O Museu Arqueológico - Museu Pireus contém muitas obras de arte, principalmente esculturas descobertos em Pireus e da área da costa Attic . As exposições são representativos da história, o apogeu eo declínio da cidade antiga . Preste atenção especial aos cinco estátuas de bronze descoberto em Piraeus , em 1959 : o arcaico Kouros - Apollo , duas estátuas de Artemis , o Pireus Athena e uma máscara trágica (século 4 aC).

6. O Museu Marítimo - Você vai encontrá-lo no Akti Moustopoulou e seus anexos abrangem 3.000 anos ou mais de história naval grega.

atenas-a-noite atenas-a-noite

Nenhum comentário:

Postar um comentário